11 setembro 2015

Não foi a camisa


Não é novidade ver um Flamengo desacreditado decolar e transformar sua briga por rebaixamento numa caminhada à Libertadores e um sonho - ainda sonho, porém não mais um total delírio - com título.

Ao depararmos com este Fla, que transformou suas possíveis férias após a dolorosa eliminação da Copa do Brasil numa arrancada que o coloca entre os quatro primeiros, quais os elementos que vêm à mente?

Imediatamente, você fala na camisa pesada, lembra da mística com o Maracanã, pensa na torcida carregando o time nas costas, "Deixou chegar" e qualquer outro fator oxigenar que o Flamengo nos acostumou a aceitar.

Dessa vez, não.

A camisa mantém seu peso, a mágica com o Maraca permanece, a torcida vai em excelente número, sim. Ponto. Mas o novo integrante do G4 tem uma forma mais objetiva para justificar a atual colocação.

O Flamengo joga bola.

Das cinco vitórias seguidas, a equipe amassou o adversário em quatro delas. Não seria exagero se goleasse São Paulo e Flu, por exemplo. É um time que agora sabe o que fazer com a bola, chega em bloco no ataque, cria chances e pensa o jogo, sem esperar que alguém tenha que se virar no mano a mano.

E consegue isto sem Guerrero.

Nesta quinta, no único jogo onde a equipe passou longe de convencer - compreensível, tendo em vista os quatro desfalques -, o Rubro-Negro se aproveitou descaradamente da boa fase para achar dois golaços e transformar a atuação em uma exibição de gala.

A vitória contra o Cruzeiro é uma exceção à regra que o Fla vai ditando.

Em cinco jogos, se tornou um time bem treinado, com uma defesa segura e um ataque que não depende mais de um jogador. O elenco, antes carente, agora tem reservas aceitos e cria uma dúvida para quando todos estiverem disponíveis.

O único ponto sobrenatural nesta consistente sequência rubro-negra é o chute dejânico que Luiz Antônio acerta. O resto, o VT das partidas explica.

O Fla se habituou a ser entendido apenas por quem o sente. Só que neste caso, há como decifrá-lo apenas o assistindo.

Não deixaram o Flamengo chegar. Mas ele apareceu por conta própria.

E mesmo como penetra, já tem uma gostosa piscando o olho.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário