26 junho 2013

Sorria, você está na final

(Foto: Globoesporte.com)
Não jogamos contra uma baba, nem seria zebra se eles ganhassem. Era o Uruguai, campeão da Copa América, 4º lugar da Copa do Mundo, à frente de nós no ranking da FIFA. Tá, este último não diz absolutamente nada.

Portanto, não vejo nada preocupante na atuação não tão boa como as outras. Vejo méritos no treinador adversário, que consciente de que o Brasil tem um time melhor, armou um ferrolho que não deixou Neymar jogar, nem Marcelo subir. Assim, perdemos 80% de nossa força ofensiva, já que Hulk é nulo e Daniel Alves é tudo, menos um lateral.

Vejo também como positiva a lição que se pode tirar: somos um time que parte pra cima, não que cozinha o jogo. Na primeira fase, fomos pressionar no início dos três jogos e deu certo. Hoje não fizemos o mesmo e a atuação no resto do jogo foi comprometida.

É algo pra se levar, principalmente se a Espanha for o adversário da final.

Um conselho, Felipão: assista o VT de Bayern x Barça na Champions. Se eles forem sufocados, eles se desesperam.

Se for a Itália, não podemos ir pensando que a mediocridade deles vai se repetir como na primeira fase. O time é fraco, mas aquela camisa azul pode entrar em campo por si só.

Não temos condições de surpreender a Espanha, pois quem surpreende é zebra, e nunca teremos esse papel.

Temos sim condições de ganhá-los.

Eles tem um time que preocupa. Nós, uma camisa que intimida.

E hoje, os intimidados foram os uruguaios.

Hoje não foi o dia de jogar bem. Foi dia de mostrar o peso que essa camisa amarela tem na hora que a coisa aperta.

Enfrentamos o adversário mais simbólico de nossa história, os que fizeram 200 mil pessoas ouvirem o doloroso barulho do silêncio no maior templo do futebol.

E se você não acha que ainda há sede de vingança depois de 63 anos, vai mudar de ideia quando ver uma senhora de 83 ligando para o filho, feliz e satisfeita com a vitória sobre quem a fez chorar quanto tinha 20, no Maracanã.

Me desculpe, Uruguai, mas hoje nós sorrimos.

@_LeoLealC

Um comentário: