11 março 2012

Acorda!

O preconceito contra os estaduais é algo que já ultrapassou as barreiras do bom-senso a um certo tempo em nosso futebol. A mídia tentou, o povo resistiu, a mídia insistiu e o povo aceitou.

De forma hipócrita, pois o mesmo cidadão que enche a boca para falar que jogos de seu time contra Linense, Democrata ou Nova Iguaçu são perdas de tempo, roe as unhas quando seu time, perdendo tempo, chega aos 40 do segundo tempo no 0 x 0 contra as tais "babas".

Assim, influenciado, sem opinião própria, atira no próprio pé. Reclama do estadual, mas quando chega o Brasileirão, com "jogos de verdade", reclama do formato de pontos corridos. Nunca está satisfeito, a mídia não deixa!

E, quando se depara com esse esdrúxulo formato do Campeonato Paulista, infelizmente, ganha razão. Quando, entre 20 times, OITO se classificam para o mata-mata, as 10 rodadas finais, para os grandes, perdem a graça. Fazendo, assim, o estadual se tornar, realmente, perda de tempo.

Isso faz o Cariocão ser ainda mais charmoso. Um formato simples, onde as emoções se alternam durante toda a competição, dando a chance aos pequenos e o verdadeiro valor aos clássicos.

O Rio Grande do Sul faz o mesmo, corretamente.

Porém, quando o principal estadual do Brasil adota um formato tão chato, sem graça e monótono, as senhoras "maria-vai-com-a-mídia" passam a ter voz, ter razão. Infelizmente, inevitavelmente, estão certas.

Os clássicos se tornam "só mais um jogo". As vitórias, desvalorizadas.

Domingo passado, Santos x Corinthians. Jogaço, times completos, Vila Belmiro lotada, vitória do Peixe. Mudou alguma coisa? Alguém passou a ter a vaga entre os 8 ameaçada? Não, nem perto.

Hoje, tem Fla-Flu. Flu com time misto, Fla desfalcado, Engenhão vazio. Quem perder, se complica na Taça Rio, já na terceira rodada. Ou seja, mesmo sem grandes ingredientes, é Fla-Flu. O resultado, de qualquer jeito, será valorizado.

Perceberam a diferença?

Acorda FPF!

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário