09 fevereiro 2012

Nem tudo perdido, mas muito a ser mudado

 O Vasco se assustou. Erro perdoável, pois nem eu, nem você, nem Cristóvão, nem ninguém esperava tamanha postura ofensiva do Nacional.
(Foto: Globoesporte.com)

Por mais que se tivesse todas as informações sobre a equipe uruguaia, era difícil alguém pôr fé que eles fossem partir para cima do Cruzmaltino, mesmo em São Januário. O que exige certa coragem.

Existia, também, o nervosismo da estreia, que tornou o brasileiro perdido e previsível em campo. Com a posse de bola, no ataque, faltou velocidade. Na defesa, faltou calma.

Depois do primeiro gol uruguaio, parecia que o Vasco acordaria. Só parecia. O que se viu foi o Gigante não se sentindo em casa na Colina. A equipe estava acoada, nervosa, perdida. 

Cristóvão abusou da experiência no meio campo, esquecendo da velocidade. Com a ausência das velozes opções de Fágner e Éder Luís, o jogo era para Bernardo. Porém, o treinador esqueceu o meia. Muitíssimo estranha a decisão do técnico, ao sacar Max para a entrada de Felipe Bastos, no intervalo.

Veio a segunda etapa e a esperança de uma mudança de postura. Mas uma errada saída de bola jogou um balde de água fria nas pretensões vascaínas. 

Dali em diante, a pressão, cada vez mais desesperada, imposta pelo Cruzmaltino não foi suficiente. Prejuízo nos primeiros 90 minutos da Libertadores e sua vida pode se complicar no grupo da morte.

Quanto ao Nacional, a equipe entra como uma das favoritas do torneio. Me surpreendi com o futebol apresentado: marcação desde a saída de bola adversária, ataques com velocidade e jogadores versáteis. Lembra muito a "La U" versão 2011.

Apesar dos erros vascaínos, foi uma vitória maiúscula da equipe uruguaia, que fez por merecer durante todo o tempo. 

Não é necessário o desespero do lado do Vasco. Ainda há vida na competição. Porém, a postura precisa mudar

O time que pouco errava em 2011, mostrou carências no primeiro embate importante de 2012. Talvez pelos desfalques, talvez ainda pela falta de ritmo de jogo. De qualquer forma, o tempo é curto e os erros precisam ser corrigidos.

Antes que seja tarde.

@_LeoLealC

Nenhum comentário:

Postar um comentário