21 janeiro 2012

Fla em desvantagem

Vai começar o Cariocão. Serão 4 meses onde teremos emoção em apenas 5 ou 6 fins de semana, pois os emocionantes jogos contra Boavista, Resende, Olaria e Friburguense não permitem nossa total diversão. Mas, nos trará de volta o gosto de ver as equipes cariocas em campo, já que Copinha não mata a fome de ninguém.

O ano de 2011 trouxe de volta a badalação ao futebol do Rio de Janeiro. A excelente atuação das 4 equipes que representavam a cidade maravilhosa no Campeonato Brasileiro, em certo ponto, surpreendeu, tamanha superioridade paulista nos últimos anos. O que fez o Rio voltar a ser protagonista no futebol brasileiro.

Sensação na temporada passada, o Vasco fez uma ótima escolha em manter a base vitoriosa. As contratações foram as chamadas "cirúrgicas". Jogadores que chegam para conquistar a titularidade.

As chegadas de Rodolfo, ex-Grêmio e Flu, Thiago Feltri e, principalmente, Carlos Tenorio são essenciais ao Cruzmaltino. Dedé voltará a ter um companheiro ao nível de Anderson Martins, a lateral esquerda deixará de ser uma incógnita e a camisa 9, enfim, parece ter um dono confiável.

Com isso, as transferências de Jumar e Élton não trarão prejuízos e a saídas de Márcio Careca e Irrazábal tornam-se reforços.

Se Abelairas, ex-River, será titular, ainda não se sabe. Mas, mesmo não estando entre os 11, é um jogador importante para o grupo.

Assim, o elenco mais homogêneo da competição é o do Gigante da Colina.

O mesmo não pode ser falado sobre o grupo do Flamengo. A crise reina no Rubro-Negro. Foi a pré-temporada mais tumultuosa dos últimos anos para o Fla. Discussões, divergências, imbróglios e mais todos os fatores que contribuam para um ambiente não-estável.

Não se sabe quem manda no departamento de futebol. Luiz Augusto Veloso é o dono do cargo, mas parece não exercer. Junto com Isaías Tinoco, Veloso é a banana da diretoria Rubro-Negra.

Patrícia Amorim, com sua mente fraca, deixa qualquer um mandar e desmandar na Gávea. Com isso, Levy, Luxemburgo e até Ronaldinho pensam poder fazer o quiser.

Uma verdadeira bagunça, que quase não deixa espaço para comentários sobre a equipe dentro das 4 linhas. Que, aliás, não promete um bom desempenho para 2012, principalmente no Estadual.

De fechado, apenas Magal e Itamar, que não resolvem problemas nem no Mogi Mirim. A perda de Alex Silva pode ser reposta com o possível acerto de Marco González, mas a derrota para o Flu na negociação com Thiago Neves deverá trazer um enorme prejuízo para o Flamengo nesta temporada. Quanto à Vágner Love, resta aguardar a resposta dos russos em relação à última cartada da diretoria para ter o atacante. Caso acerte, são outros 500.

Na Taça Guanabara, como a prioridade é a Pré-Libertadores, o Rubro-Negro talvez entre como o grande com menos chance de triunfo.

Pelo nomes, talvez o Fluminense seja o principal favorito ao título. As vindas de TN7, Wágner, Wellington Nem, Jean e Bruno Vieira, somada às ilustres presenças de Fred, Deco, Rafael Moura e Lanzini, tornam a equipe Tricolor como a mais "preparada" para a disputa.

As saídas de Diogo, Ciro, Fernando Bob e André Luis são desprezíveis. A principal perda, sem dúvidas, foi Mariano. Porém, muito bem reposta com a contração de Bruno.

Acho que o grande erro da diretoria do Flu foi não a não preocupação com a zaga, que não passa segurança. Acredito que Anderson, ex-Atlético-GO, não seja a salvação. É preciso mais.

Por último, o Botafogo, meu favorito ao título, por razões simples. Base mantida, bom elenco e um treinador que, não sei porque, cismei que dará certo. Somo a isso o foco Alvinegro apenas no Estadual, enquanto os três rivais só pensam em Libertadores.

A grande perda, Cortês, foi muito bem reposta com a contatação de Rojas, ex-La U. Andrezinho chega para completar esse bom meio-campo, repleto de peças talentosas, que tem o Bota.

E, se Loco Abreu mantiver seu poder de decisão, acredito que o Alvinegro possa chegar à 20ª conquista.

Quanto às equipes pequenas, creio que uma delas chegará às semis da TG, na vaga de um dos três que estão na Liberta. Acredito eu, o Flamengo.

Pelo elenco, dá Vasco. Pelos nomes, Flu. Pelo foco, Botafogo leva. Qualquer um fora os três, é zebra.

De começo, não há espaço para o Fla.

O que pode ser até bom para o Rubro-Negro.

@_LeoLealC

Um comentário:

  1. O Flamengo realmente entra como zebra esse ano, até porque deve jogar a maioria dos jogos com o time reserva. Se o titular já não é grande coisa, o reserva então, nem se fala. Mas, pelo que eu conheço de Flamengo, é bom ninguém achar que o time está morto. Porque são nesses momentos de crise que o Flamengo cresce, sem contar que tem aquela velha história que já foi mais que comprovada: "Se deixar o Flamengo chegar..."

    Fluminense vem muito forte mesmo, o único problema, como foi bem ressaltado no texto, é a defesa.

    Botafogo entra com a obrigação de ser campeão. Não acho que o elenco seja tão bom, eu, sinceramente, acho que o elenco do Botafogo é de mediano pra bom. Mas o time se torna favorito devido a falta de interesse nos outros 3 grandes em brigar pelo Carioca.

    O Vasco é outro time que tem culhão pra brigar pelo título. O time reserva do Vasco vai contar com Renato Silva(Fraco, mas títular em 2011), Felipe Bastos, Abelarias, Bernardo, Alecsandro... É um bom time reserva! Sem dúvidas, é melhor do que quase todos os times dos clubes pequenos do Rio.

    Vai ser um campeonato diferente dos ultimos anos, os pequenos vão ter espaço, e, por isso, promete ser uma competição muito mais envolvente do que vinha sendo.

    Belo texto, concordei com tudo que foi dito. Falows ;D

    ResponderExcluir