09 outubro 2011

Bom para quem viu

Em São Januário, Botafogo e Bahia fizeram um excelente jogo. A partida foi equilibrada do início ao fim, com o Botafogo buscando a quase obrigatória vitória em casa contra um Bahia que jogou na essência do estilo Joel de ser, se fechando na defesa, com a busca pelo contra-ataque.
Faz falta. E como!


O Botafogo mostrou estar perdido em alguns momentos do jogo, muito por conta da ausência de Loco Abreu. Sem o uruguaio, a equipe não tem uma liderança dentro de campo.

O que é de extrema importância ao Alvinegro, já que uma banana na área técnica é tão eficiente quanto Caio Júnior. O fraco treinador não conseguir deixar nenhum time que treinou com a sua cara, com o seu estilo de jogo. Aliás, ele possui estilo próprio de jogo?

Não é o que parece. Em 2008, treinando o Flamengo, ele copiava claramente a formação de Vanderlei Luxemburgo, treinador do Palmeiras na época, não conseguindo levar o Rubro-Negro, com um dos melhores elencos do Brasil na época, para para a Libertadores.

Desde que o assumiu o Glorioso, Caio "Milhouse" Júnior não mudou nada em relação a como a equipe jogava na época de Joel Santana. O atual treinador tem a sorte de o Botafogo ter um elenco bom e homogêneo com jogadores em excelente fase como Cortês, Loco Abreu, Elkesson e Jéfferson. Se o elenco alvinegro fosse "mediano", a equipe dificilmente estaria entre os 10 primeiros.

Voltando a falar do jogo, o Bahia mostrou não tremer quando bate de frente com grandes. Mesmo com um a menos durante mais da metade do jogo, o Tricolor de Aço resistiu bravamente e foi buscar o empate logo depois da virada do Bota. Apesar de ainda estar brigando contra o rebaixamento, a distância já é de 7 pontos e o time está "tranquilo" no momento em relação à degola.

O Bahia não merece voltar à segundona. É um clube de massa, com história e tradição no nosso futebol. Aos poucos, o clube vai resgatando a paixão do torcedor, que nunca morreu.

Apesar de "se perder" em alguns momentos, o Bota mostrou um bom futebol, mostrou o porquê de estar na briga pelo título. Mas para que isso seja mais viável, é necessário que a torcida também apoie, compareça. O público de pouco mais de 5.000 pessoas hoje foi vergonhoso para uma equipe em 4º lugar na tabela faltando 11 rodadas.

Mas os poucos que foram, viram um Botafogo indo para cima a todo tempo contra um Bahia fechado, mas não covarde. Resultado: um ótimo jogo, equilibrado em todos os momentos, lances polêmicos e uma bola na trave no último minuto. Sim, deve ter valido a pena para os torcedores. Não muito para as equipes, que permanecem estacionadas em suas posições na tabela.

Quem viu, agradeceu. Quem jogou, nem tanto. Empate justo e injusto ao mesmo tempo. Bom para quem viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário