25 setembro 2011

Quem é o verdadeiro culpado?

Tudo ia bem na Arena da Baixada na gelada noite deste sábado. O Furacão vencia o Fluminense por 1 x 0, não saía da zona de rebaixamento, mas respirava um pouco mais aliviado com a vitória.

Até que aos 45 minutos da etapa final, Lanzini se atira caradepaumente na área. O árbitro Wagner Reway não hesitou e marcou pênalti. Fred converteu, empatou para o Flu e deu início à revolta na Arena da Baixada.                                               

Parecia que o árbitro era o culpado por toda a campanha medíocre do Atlético Paranaense no campeonato.

Também sou apaixonado por futebol, entendo a "cegueira" que isso causa. Também entendo a revolta, a raiva dos atleticanos. Só não consigo entender o porquê de nunca colarem a culpa nos jogadores. Os culpados sempre são os juízes, os técnicos, os dirigentes e todos que não entram em campo.

Totalmente dispensável a declaração do presidente do conselho deliberativo do clube, que disse que toda rodada é assim, que sempre o Rubro-Negro é prejudicado. É a mesma ladainha de todos os times em mau momento.

O Atlético Paranaense pode não ser um dos gigantes do Brasil, mas não é time pequeno. É acompanhado pela mídia toda rodada, e o que vemos não é a arbitragem prejudicando. Vemos que o Furacão vai tropeçando em suas próprias pernas e chegando cada vez mais próximo do rebaixamento.

E não é azar de campanha ruim em um só ano. Desde o título brasileiro de 2001, excetuando o os Brasileirões de 2004 e 2010, a equipe vem sempre flertando com a zona da degola. Parece que salvação de rebaixamento é motivo de comemoração.

Ou seja, o menos culpado disso tudo é a arbitragem, que também erra, mas não chega a comprometer uma campanha.

O primeiro passo para o Atlético subir de produção é culpar quem merece.

A atitude da torcida ontem foi compreensiva devido ao mau momento, porém muito equivocada. Merece punição sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário